sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Seguir Jesus é muito mais do que seguir religião


Seguir alguma religião é muito simples, basta pôr em prática uma série de regras e nos tornamos um religioso. Na religião até podemos dizer que seguimos a Jesus, porém, na prática pode ser bem diferente, pois podemos ter Jesus apenas como um ícone religioso e não como nosso alimento, como pão. Seguir a Jesus é diferente, pois mexe com nosso ser. Vejamos o que o evangelista João diz:
Depois que Judas saiu, Jesus disse: Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, Deus também glorificará o Filho nele mesmo, e o glorificará em breve. Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir. Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
( João 13:31-35)
Cristo nos convida para uma prática dEle mesmo, executar o que Ele executou, ser o que Ele foi e, isso mexe com o nosso ego. Ser um discípulo de Jesus é amar sem esperar nada em troca, tolerando e suportando uns aos outros. Um discípulo de Jesus sabe que não é merecedor da salvação, por isso não se acha melhor do que ninguém. O discípulo de Jesus procura relacionar-se com pessoas, pois através do relacionamento se manifesta Cristo no agir diário, sem peso de proibições. Cristo nos chamou para liberdade, fomos e somos libertos nEle. O apóstolo Paulo escreveu em sua carta enviada aos irmãos de Colossos o seguinte:
Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: ‘Não manuseie!’ ‘Não prove!’ ‘Não toque!’? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne”.  (Colossenses 2:20-23)
O interessante é que nesta época que Paulo escreve essa carta ainda não existia a bíblia como temos hoje, mas mesmo assim se vivia e promovia o Evangelho de Cristo no dia a dia, sem peso, com toda simplicidade e clareza. Observe que Paulo diz: “Já que vocês morreram com Cristo[...]”, não sou mais eu quem vivo, Cristo vive em mim, sou morada, sou lugar de Deus. Paulo escrevendo aos coríntios fala que somos templo do Espírito Santo. Jesus dizendo aos seus discípulos disse: “Para onde eu vou, vocês não podem ir”, porém, Ele também disse: “Não deixarei vocês sozinhos, estarei com vocês todos os dias”. Logo, é o próprio Cristo que habita em nós, por onde passamos levamos sua presença em nós. Assim sendo, não é necessário ter as proibições como o próprio Paulo fala: “Não manuseie! Não prove! Não toque!”. Ele que habita em mim me orienta em tudo. Eu o sigo não por normas religiosas, mas porque Ele me amou primeiro e porque me ama como sou e não como eu deveria ser, faço o possível para retribuir esse amor sendo seu discípulo e pondo em prática os seus ensinos. Levemos Jesus ao mundo e, não religião. Alimentemos o povo com o Pão e, não com placa de igreja. Religião não nos salva, mas nos separa, porém, em Cristo não há barreira religiosa, nEle somos um só corpo, uma unidade, nEle somo unidos em amor, pelo amor e com amor. Vivamos em comunidade (Com-Unidade) para desfrutarmos da comunhão (Comum-União). E se for para ser seguidor da religião que seja como está em Tiago 1:27:
A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”.
Vamos viver o serviço. Servindo uns aos outros, doando-se uns aos outros em amor. Seguir a Jesus é muito mais do que levar um nome de uma religião chamada cristianismo. Seguir a Cristo, ser um cristão é ter atos de Cristo, manifestando-os no dia a dia. Respeitando as diferenças e perceber que o Pai ama a todos como são e não como deveriam ser. Todos nós levamos a imagem de Deus em nós, porém, uns estão com a imagem embaçada. Vamos incluir as pessoas no corpo de Cristo e não excluí-las.

NEle, que nos faz viver além da religião, pois Ele nos Re-liga a Deus.
Um discípulo no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...